Iniciei o karate no início de 1975 sendo graduado faixa amarela prlo CKP (Clube de Karatê da Pituba) sobe o comando do Sensei Raimundo Santana Veiga e conforme seguir nas graduações, tive o prazer de ser monitorado pelos seus auxiliares Monitores Hélder, Haroldo Muccini e Isaías Brito.

Em 1980/81, ao disputar-mos o campeonato Baiano de Karatê, equipe formada por: ÁLVARO, Isaías e Muccine, na epoca sem divisões, conquistamos o 3 0 Lugar em Kumitê Equipe e o mesmo resultado em 1982 e 1983.

Formei-me em em Educação Física (Licenciatura Plena) pela UCSAL – 1985 e dei prossegmento a vida profissional de professor e incluí na minha vida, em 1 987, a devoção como atleta e professor de karate, me desfiliei do CKP e ingressei na ACAL, sobe orientações do Sensei Antônio Souto Aderne, do de a proposta da criação mundial do Karate-do Tradicional, já estava em damento e a separação do karate, em geral, já estava consagrada.

Em 1988, após treinamentos árduos e objetivando o primeiro Campeonato Brasileiro de Karate-Do Tradicional, fui escolhido, dentre outros atletas renomados como: Eckener Cardoso, Temístocles Saldanha, Sergio Bastos,

Enobaldo Athaide, Isaías Brito, Haroldo Muccini, Jorge Contreiras e o novato como eu Luiz Guarda roupas, viajamos para o Rio de Janeiro, em treis carros juntamente com Sensei Aderne, o nosso presidente na época, Ambrozi, nos alojamos no qualtel do exército e fomos para Guerra.

Este torneio de 1 988, foi registrado apenas como um torneio interistadual pois, de 6 modalidades que existiam na época, retiraram as de equipe só ficando três modalidades individuais: katá Feminino, Katá Masculino e Kumitê Masculino.

O resultado foi que a BAHIA, a nossa FKTB, ganhou os três títulos para o nosso estado com: Mara Burake (katá), Enobaldo Athaide (Katá) e eu ÁLVARO de Paula (Kumitê)!

Em 1989, nos tornamos campeões gerais do Campeonato Brasileiro que foi realizado em Brasília com a equipe de Kumitê formada por mim, Enobaldo

Athaide, Sérgio Bastos e o inesquecivel (in memoria), Carlos Alberto Assunção, nosso “Beto”. Neste mesmo ano, fui campeão por equipe pela ACAL, composta por mim, Capitão Bastos e Tenente Alencar.

Em 1990, assim como em 1989 e 1991, fomos campeões N/Nordeste com a minha presença sempre em Kumitê, me desfiliei da ACAL e Fundei 0 CLUBE AKA- Associação de Karate-Do Tradicional AÇÃO e daí por diante fomos Campeão Baiano por equipe em Kumitê, equipe formada por ÁLVARO de Paula, Nelson Góes Filho(Nelsinho) e Marcos Aurélio, vice em kata com:

ÁLVARO de Paula, Nelson Góes e Paulo

Muccini e campeão individualnde Kumitê!

Em 1991, juntamente com Nelsinho e

Marco Aurélio, fomos campeões de Kumitê e novamete vice em Katá equipe, com a presença de Paulo Mancini e treinados por Haroldo Muccini, meu ex munitor nos anos 70.

A partir de 1 992, com o AVC de meu melhor e maior amigo, meu pai, cujo o nome deu a seu caçula, ÁLVARO MACEDO DE PAULA, diminui 0 ritmo treinamentos e voltei-me apesquisar para obter condições de cumprir a missão que meus superiores da FKTB, Eckener, Enobaldo, Sérgio, Jorge

Contreiras Temístocles em fim, todos confiaram em mim, a partir de um trabalho anteriormente feito por meu

Senpai Isaías, cuidar da equipe feminina. Missão dada, missão cumprida, fomos vice campeões varis vezes, e campeões de Kumitê por equipe e individual diversas vezes entre campeonatos N/ Nordeste e Brasileiro.

Enumeros feitos, sempre em conjunto com nossa equipe de mais graduados nso promoveu como, em sequencia de trabalho, como o melhor e mais disciplinado karate do Brasil. Fui técnico de Kumitê, campeão Brasileiro com a BAHIA, campeonato que contava com a participação nas finais dos irmãos Machida, Lyoto e Chinzu… 2007 e daí por diante, influenciamos muitos e excelentes profissionais em assumir algumas diretrizes para perdurar os enumeros feitos, sempre em conjunto.

Assumir varios cargos da FKTB como: Conselho fiscal, Técnico, Diretor técnico e hoje limito-me a acessorar esta gestão e todas que vierem, como conselheiro no Shihankai e missões como qualquer soldado para o melhor da nossa comunidade, contribuo com o

Clube AkA, tendo a lisura e prosedimentos éticos, comumente reforçados pelo nosso DOJO KUN e me atualizando tecnicamente para reforçar o nosso potencial prático!

Estarei sempre a disposição da nossa sociedade e comunidade Tradiciona. Oss! Õsu Shinobu!

X