Nossa História

Iniciou-se a luta dando entrada no Conselho Regional de Desportos – CRD, pelo reconhecimento da nova Organização denominada Federação de Karate-Dô Tradicional da Bahia. Entendia-se que a FKTB orientaria a prática do Karate-Dô Tradicional e não Karate. Cientes dos deveres e responsabilidades assumidas a FKTB foi fundada em 20 de fevereiro de 1988, em Assembléia realizada nas dependências do Colégio 2 de Julho, situado no bairro do Garcia. Os 10 Clubes Fundadores foram os seguintes: Garra, Acal, Drakon, Askaram, SESC-SSA, Reflexo, Arte, Askao, Maragogipe e Esparta. A Diretoria Provisória indicada na Assembléia foi composta por José Ambrozi, Presidente e Antonio Aderne, Diretor Técnico. A FKTB teve a sua primeira sede na rua Amazonas, 695 –Sub-solo – Pituba. Os Estatutos da FKTB foram aprovados em 08 de março de 1988 e o CRD emitiu o Alvará de Funcionamento em 26.05.88, sob nº 418/88
.

Neste mesmo ano foi realizado em 15 de outubro, o 1º Curso Nacional de Karate-Dô Tradicional, ministrado pelo Mestre Hiroyasu Inoki, no Rio de Janeiro, em paralelo aconteceu o 1º Torneio Nacional e a Bahia sagrou-se Campeã de Kumite (Álvaro de Paula) e Campeão de Kata (Enobaldo Athaide), a atleta Mara Burak ficou em 3º lugar no Kata Feminino. Em 28 de janeiro de 1989 foi eleita então, a 1ª Diretoria Definitiva, com José Ambrozi na Presidência e Antonio Aderne, Vice-Presidente.

Passado todo o processo inicial a FKTB tratou de difundir o Karate-Dô Tradicional e essa difusão aconteceu naturalmente, com lealdade aos propósitos firmados quando da fundação e com lealdade à sua Filosofia.
Após 27 anos de fundação fazemos uma avaliação altamente positiva do trabalho orientado e desenvolvido ao longo desses anos, principalmente pelos benefícios que a prática bem orientada do Karate-Dô Tradicional trouxe à sociedade do nosso Estado.

FKTB, na Bahia, CBKT, no Brasil e ITKF internacionalmente, são as organizações responsáveis pela administração e orientação do Karate-Dô Tradicional.

“Disciplina e respeito são características da arte-marcial presente em todos os momentos de seus ensinamentos”

X